Agora a jent vai comessar com a Asia. E como ece blog ta tomando muito tempo da minha vida (eu nao só tenho ke screver como tamen traduzir 3 vezes), eu vou ter ke reduzir a frecuencia de duas vezes pra uma vez por semana. Eu vou tentar postar um artigo toda sexta-feira. 

***

A Turkish Airlines é uma boa companhia aérea, e ela voa pra todos os continentes fora a Australia. Ela tem a sétima maior red aérea do mundo e a segunda da Europa. Até pra Sao Paulo ela voa. A Varig voava pra todos os continents tamen (fora a Australia), mas ela faliu, e a TAM só voa pra América do Nort e Europa. Eu teria preferido ir por terra, mas a storia com os vistos custou muito tempo, e eu tenho data marcada pra tar em Beijing (ants Pekin) e pegar o aviao pra Coréia do Nort. Acim eu voo pra Istanbul, tenho ke sperar algumas oras. Tem uma sala de fumants, de uns 30 metros cuadrados, e dev ter uns mil fumants no aeroporto, ou seja, é bem apertado e o ar insuportavel até pra fumant, entao o jeito é sair. La fora os poucos bancos tao todos ocupados e eu vou fumar em baxo da pont, ond o tempo todo taxi fica buzinando pra mim e perguntando se eu nao preciso de um taxi. Eu sempre dice que os fumants iam acabar de baxo da pont, e agora ja é realidad. A viagem continua pra Bishkek no Kirguistan, e daí pra Ulaan Baatar. É um voo trancuilo, fora as turbulencias em cima da Cordilheira de Altai, com as suas montanhas pontiagudas que na alvorada parecem saídas de um conto de fadas – la onde moram as bruxas e os spíritos do mal…

Ulaan Baatar é a transcrissao direta do mongoloid, Ulan Bator a transcrissao do russo, ond o O átono vira A, e ele nao tem diferenciassao de vogal curta e longa. A cidad tem pouco mais ke um milhao de abitants, ele é streita e comprida, porkê no sul e no nort ela é cercada por montanhas, ou colinas – a partir de cual altura uma colina é montanha? A rua principal se chama Peace Avenue, em cirilico eles screvem Pis Avenue, pronunciado Piss Avenue, mas apesar do nome, que daí significaria Avenida do Mijo, ninguem pod mijar na rua. A cidad frecuentment tem um ar meio sovietico, alguns templos e outras construssoes do governo dao uma impressao chinesa ou mongol, e o bairro ond eu fico parece um pouco uma favela scandinava, se isso existice, por causa dos tetos vermelhos cheguei, verdes cheguei e azuis cheguei.

O primeiro dia é ensolarado e agradavel, no segundo dia chov o dia intero e fica frio, no tercero dia tudo cinza e frio, depois ta sempre ensolarado. De dia acima de 20 graus, a noit abaxo de 10, no fim do verao. As pousadas com akecimento ja tavam lotadas, e no Gana’s Guesthouse nao tem akecimento, e até cuando fora ta agradavel dentro ta mais pro frio ke pro kent. Comé ke eles fazem no inverno, cuando de dia faz 15 grau abaxo de zero e de noit -25° C? Ulaan Baatar fica mais ou menos na mesma latitud ke Minga, traduzido pra América do Sul uns 500 km ao sul de Bariloche, mas no inverno é bem mais frio. É a capital mais fria do mundo, o ke nao é de se spantar, tando tao longe da Corrent do Golfo, ao contrário da Europa, tao perto da Sibéria e a 1.300 metros de altitud.

Os mongolis comem principalment carne de ovelha com massas, se bem que em UB existam restaurantes de muitos países. Restaurant brasilero nao tem, mas das poucas exmbaixadas que tem no país uma é a brasileira… A maioria dos restaurants estrangeiros sao coreanos, os coreanos investem pesado aqui – os coreanos do sul, claro. O ke é meio besta sao as entradas das lojas: você ve o reclame de uma agencia de viagens e acaba entrando numa butic, ce ve reclame de um restaurant e acaba entrando numa sex shop. É porkê muita loja nao tem entrada direta, tem ke entrar no prédio, e as entradas sao labirinticas, parece gabinete de spelhos em parc de diversao. Na stassao central de trem é a mesma coisa: você entra no prédio principal, se perd num labirinto de salas de spera e lojas, fica perguntando até ke te dizem ke pra comprar passajem ce tem ke ir pro prédio menorzinho do lado. La eles dizem ke só vendem passajens domesticas, pra passajens internacionais tem ke atravessar a prassa, andar 100 metros, entrar numa ruazinha de terra, pegar a skerda e daí a direita. Claro ke a mulher do guichê nao explicou nada disso, com o pouco inglês ke eles falam aki, ela só apontou na diressao ke era. Se nao foce uma americana ke tava vindo de la e me levace até cuase em frent, eu tava procurando até oj.

A maioria dos turistas vem com a Transsibiriana e continuam pra Beijing. A nao ser ke, é claro, eles sejam chineses ou japoneses – mais ou ou menos a metad dos turistas vem deces dois países. Eu procuro um tur ke de uma volta pelos pampas mongolianos, mas eles demoram demais, infelizment eu tenho um compromisso em Beijing, ke é pegar o aviao pra Korea do Nort.

Eu fasso amizad com o Stefan, um austro, e a gente decide alugar um carro com chofer e dar uma volta, se nao a jent nao sai mais dessa cidad. Teoricament daria tamen pra pedir carona, mas fora de UB o tráfego é extremament sparso e praticament nao tem hotel fora os gers, ke sao barracas ond os mongolis moram, cuando eles nao moram na cidad. O chofer vem buscar a jent, a jent vai em diressao de uma specie de combi velha russa. O Stefan ainda diz de brincadera, “spero ke nao seja akele carro!”, e é akele mesmo. O chofer adora ele, porkê ele é robusto e nao tem strada ruim ou montanha ke kebra o bicho. A jent vai pro oest, pra Kharakhorum, ke era a velha capital dos mongolis, de ond o Chingis Khan e o Kublai Khan governavam a maior part do mundo conhecido na época. O império mongoliano foi o maior império de terras contínuas ke ja existiu. A maior part da Asia e a Europa Oriental. E tudo isso foi conkistado por um povo ke nao tem nem a metad da populassao da Suisse. Imajina a Suisse conkistando a Europa e a Asia. Bom, o Império Romano no comesso nao era mais ke a cidad de Roma e as redondezas. A propósito, na Turkia o Chingis Khan é um erói, bem como o Átila. O Átila tamen é erói nacional na Ungria. Essas diferensas de ponto de vista tamen tem entre os povos germanicos e latinos, os romanos chamam de Invasao dos Bárbaros o ke os alemaes e englises chamam de Migrassao dos Povos.