viagem arkivo

LIÇAO BR-D/E – AUSTRIA

0

MOZART E HITLER

 

Com o D nao acontece nada, o E desaparece depois de consoants ond nao screvendo eles da na mesma: consoant, ond, jip, etc. E depois tem as germanizassoes, na Austria se fala alemao, né…
O Sacro Império Romano foi no comesso um império que abrangia grand part do território da atual Alemanha, parts da Fransa e Italia, Holanda, Belgica, Suissa, Austria. Mais tard o Império ficou menor e passou a se chamar Sacro Império Romano de Nassao Aleman. Nao era um império normal, o imperador era eleito pelos nobres mais importants e tinha muito pouco poder, o Império era mais um aglomerado de reinados, principados, ducados e cidads livres, como hoj em dia a Uniao Europeia. Eles as vezes tamém tinham guerras entre si, e cuando o Napoleao invadiu o Império, uma part deces reinados e principados se aliou a ele, encuanto uma outra part combateu ele.

(weiterlesen …)

BR – LIÇAO B/C – AUSTRALIA

0

JOGAR CANGURU

No caso da letra B, a mudansa afeta uma unica palavra: ‘também’ perde o B. Isso nao corresponde a pronúncia do Rio Grande do Sul, e talvez no interior de Santa Catarina e Paraná, mas o resto do Brasil nao pronuncia o B. Bom, entao vamos fazer o C tamém:

1) nao tem motivo pras palavras como ‘quando’ e ‘frequencia’ serem escritas com Q. Pra esse som ja existe o C, entao vamos escrever com C: cuando, frecuencia. E assim você nao tem dúvida se “frequencia” é pronunciada frecuencia ou frekencia. Até a pouco ainda tinha o trema, né, oficialmente, mas ninguém tava usando mesmo, daí nao adiantava, e além do mais da mais trabalho.
2) se entre duas vogais tem um SS e depois um E ou um I, a gente escreve com C: Se o assacino soubece que o crime nao leva ao processo e sim ao sucesso, ele dormiria socegado sem nececidade de ficar decepcionado. (weiterlesen …)

BR – LIÇÃO A – ARGENTINA

0

RICOS POBRES

Depois de uma longa pausa, eu retomo o blog. Eu vou comessar a apresentar meus sistemas linguísticos. Se você não se interessar pelo aspecto linguistico, você pode simplesmente pular a parte em cursivo no começo.
Primeiro eu vou apresentar o brazileis. De vez em quando eu vou apresentar uma mudança que nem aparece no texto, mas vai sem dúvida aparecer no próximo, ou no próximo do próximo. Em todo caso, antes de a gente começar , a gente vai fazer algumas simplificaçoes básicas:
- o til desaparece, normalmente sem que se mude nada, a nao ser em palavras com mais de uma sílaba que terminam em ã, onde um N é adicionado ao A: A partir de amanhan as maes nao vao mais comer pao com a mao.
– acentos desaparecem de monossílabos que nao tenham a funçao de dizer se a vogal é aberta ou fechada, e também em sílabas antes de sílabas que tenham a combinaçao -IC e -VEL (que mais tarde vai ser escrita -VIU): -Ce da pra mim? Logico! (talvez ela tenha dito, “Bom, mas primeiro tu tem que arrumar a bagunça nesse meu apartamento e lavar toda aquela roupa”, mas daí nao teria exemplo de acento eliminado)
– o ce-cedilha é substituído por S (depois de consoante) ou SS: O desgrassado dansou, tomou cachassa e fez bagunsa a noite toda.
– formas coloquiais viram oficiais: eu vi ele, eu tou aqui, ce vem amanhan?
Os países vao ser apresentados em ordem alfabética. Eu ainda nao tive no Afeganistao, o nome da Albânia no original é Shqiperia, e aqui o que vale sao os nomes originais, entao a gente só vai chegar na Albânia quando chegar no S. Na Argélia eu ja tive, mas a história que comessou la se passou em grande parte no Niger, entao eu conto quando a gente chegar no Niger. E a Andorra, bom, eu ja tive la, mas nao ha muito o que contar, é um país minúsculo, que fala català, una língua as vezes parecida com el francès, a vezes com el espanhol, a vezes com el portuguès, i rarament parecida com el xinès. É un país on els espanhols i francezes van fazer compres, el país es una mistura de shopping center com resort d’esqui. Da Angola eu só conhesso o aeroporto, e de Antigua e Barbuda eu nao tenho a menor ideia, eu só sei que o país é no Caribe, a grande maioria da populassao é negra e o país tem uma renda per capita mais alta que a brasileira. E faz muito tempo que isso é assim. Bom, entao o primeiro país do qual eu posso falar é a Argentina.

 

***

Os argentinos pensam que sao melhores que os outros. E o pior é que eles sao mesmo, (weiterlesen …)

A brasilera

0

Cuando ce comessa a falar de brasilera pra alemao ou europeu em geral, ele ganha um pau duro na ora. A imajem da mulher kent e fácil gruda na mulher brasilera ke nem cola. Mas no fim das conta nao é tanta mulher nao. 100 milhoes ao todo, mas só um cuarto ta na idad de procriar e num stado mais ou menos apresentavel. Só restam 25 milhoes. Mas 1/3 é gorda demais, 1/3 é magra demais, só sobra 8 milhoes. (weiterlesen …)

Ik heff a padaria

0

Eu vou pras montanhas do Espírito Santo, pra cidade de Santa Maria do Jetibá. Na regiao ta cheio de pomerano. Tem também um pessoal do Hunsrück e da Swiss, mas eles foram assimilado e pommerizado. Bom, melhor pommerizado que pulverizado, né. Na cidade ainda tem casa que lembra a Alemanha, mas os pomeranos nao se vem muito como alemaes, e sim mais como pomeranos mesmo. Embora eles falem o plattdeutsch, o baixo alemao do norde da Alemanha, que é mais parecido com o englis, hoj em dia uma grand part da Pomerania ta na Polonia, alem do mais os pomeranos decendem dos wenden, que eram um povo slavo, e até o nåm Pommern, ou Pomerania, vem do slavo ‘po morje’, que quer dizer ‘perto do mar’, ‘no litoral’, encuanto Polska, Polonia, vem de ‘do campo’, ou seja, os pomeranos eram o pessoal da cost e os poloneses o pessoal do interior. (weiterlesen …)

Flavia Luz a mil

0

Antes de sair de Aracaju, o Rato ainda me da um toc: é pra eu passar na casa dum cara que ele conheceu no sertao. O cara tem uma mina no meio da sala, um buraco de 100 metros de fundura, diz ele. Ele ja achou de tudo la, até oro. Ele só tem um dent e toma uma cachassa com uma cobra dentro – morta, é claro. Cada ósped tem ke tomar o negócio, se ele ker ser ósped do cara, nem ke seja só por 10 minuto. O Rato dice ke foi a speriência culinária mais cruel ke ele ja tev. Essa stória de mina até parece bem interessant, mas tanto o Pagé como eu nao tamo com vontad de tomar essa cachassa com cobra nao. O Pagé é um cara legal, um amigo de viajem, um cara ke sempre acha na ora uma solussao pra tudo. (weiterlesen …)

Brasil, Terra do Voleibol

0

Nos 3 paiz mais populoso do mundo o futbol é tao important como hókei no jelo Brasil. E mesmo acin o futebol é o sport mais popular do mundo, porkê a China, a India e os USA nao tem um sport em comun, e eces paiz tamen nao tem um claro favorito, por esemplo os USis tem futebol USano, basket e beisebol. E em termos de spectadores na TV, a Copa do Mundo nao tem nem de lonj um concorrent a altura, nem no sport nem em cualker otra diressao. Ce pod ta na Papua New Guinea ou no Madagascar, cuando tem Copa do Mundo o pessoal ta la acistindo TV ke nem rato ipnotisado pela cobra.

(weiterlesen …)

As dores da clace média brasilera

0

Cuando uma coisa é de dexar loco, o alemao dis ke é de ordenhar rato, ou seja, tirar leit de rato. E é isso ke eu axo do ke eu leio na mídia aleman sobre o Brasil. O ke vem na capa, Pao de Assúcar e mais um papagaio, ou scola de samba? Claro, no fundo uma favela. Samba e futbol nao podem faltar, e na verdad fora da rejiao do Rio e sudest em jeral o samba nao é muito popular nao. Roc, pop, sertaneja sao os grand campeao no Brasil. E tem muito perna-de-pau ke nem se interessa por futbol. Na Africa viviam pedindo pra eu ensinar futbol pra eles, mas eles jogavam bem melhor do ke eu, daí eu disia ke tava cum problema no joelho. (weiterlesen …)

Indio sem TV nao da

0

Os golfinho brincam e pulam nas águas do Amasonas. Nas marjem do rio até os vilarejo mais scondido tem eletricidad, ke vem dos jerador. A lus nao seria tao important pros indio e caboclo, mas sem TV nao rola nada, meu!

Eu finalment entrevichto algen da rejiao. Raiol vem de Soure, uma sidad na ilha do Marajó, e mora em Belen. Eu pensei ke só och cariocach pronunciacem o S ke nao é acompanhado de vogal como CH, mas och paraensech fasem a mejma coisa. Como se nao bachtace ke eu agora moro em Stuttgart, a capital da Mercedes Benz, ond eles fasem mais ou menos a mejma coisa, agora eu ainda tenho ke ovir isso em Belen. O Raiol dich ke o portugêch do Pará é considerado o maich serto do Brasil, maj dejd cuando dixao de bangela é considerada pronúncia serta?

O (weiterlesen …)

Hitler é brasileiro

0

Minha prócima entrevista é com a Josy. Claro ke ela é bissexual. O nome oficial é Josilene, uma mistura dos nomes dos pais, o pai se xamava José e a mae Leni.

Os nordestinos gostam de combinar os nomes dos pais. As vez os dois nome somado, as vez a primera sílaba dos dois, ou a primera do pai e a última da mae, etc. Imajina a potencialidad disso: a filha do Abel e da Amélia se xama Abélia, o Abelardo e a Cristina batizam a filha de Abestina, e se ele faz uma filha tamen com a Débora, ela vai ser a Abébora. O filho da Barbara e do Renato vai ser o Barato, e o pobre filho do Carlos e da Rebeca tem ke portar o nome Careca. Eu nao sei se o Imundo, o filho da Inês com o Raimundo, é melhor, ou o filho do Gilberto com a Bernadete, o Gilete. O pior de cualker manera é a filha do Fabio com a tia, tem que ser a Fatia. E o único ke se sai bem é o filho de Astrid e Ronaldo, ele vira um Astronaldo.

(weiterlesen …)

Go to Top